
![]() |
---|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Nossa História
Com o desejo de pesquisar, aprender e viver o universo do palhaço, aliado ao desejo de explorar a rua como cenário para criar, transformar e fazer arte, nasceu o duo Pacha e Titchenitza!!!
Em dezembro de 2016, tínhamos apenas as roupas do corpo, muita disposição, amor e mil ideias. Morávamos em Guarulhos/SP e o local mais próximo que poderia servir de palco para nossas aventuras era o Lago dos Patos, onde íamos a pé, e não tínhamos gastos. Nossas idas e vindas eram cada vez mais excitantes por qualquer coisa que acontecesse, fosse a atenção de uma pessoa, ou mesmo uma descoberta mais íntima desses seres palhaços que se jogavam completamente num mundo novo e desconhecido.
Com o passar dos meses, através da repetição e permanência do fazer, foram surgindo e se consolidando os números. Construímos parte do material cênico com papelão e coisas que achávamos na rua. Assim como num quebra-cabeça, as peças do nosso espetáculo Circo en La Casa foram sendo construídas ao passar do tempo. A partir do encontro com o espaço de criação – o Lago dos Patos - exploramos (ainda na mesma época) outros locais, mas logo entendemos que o movimento semanal no mesmo lugar era a chave para a consolidação do trabalho, pois aos poucos as pessoas foram compreendendo o que fazíamos ali e começaram a voltar para nos assistir de novo, divulgar para outras pessoas e, assim, pudemos criar uma rede de contato direto com o nosso público.
Esse contato direto com as pessoas foi abrindo novos caminhos, o que nos deu a oportunidade de apresentar o trabalho em diversos e diferentes lugares. Em meados de 2017, Pacha e Titchenitza entraram oficialmente na programação cultural da Feira da Economia Solidária de Guarulhos, um projeto da Prefeitura de Guarulhos que reúne artesãos para exporem seus trabalhos em praças e parques públicos da região. Nos anos seguintes ainda com a Feira, passamos então por: Pq. Municipal Júlio Fracalanza, Pq. Bosque Maia, Zoo Municipal de GRU, calçadão treze de maio, Cecap, Praça IV Centenário. Além dos locais públicos da cidade, o espetáculo também passou pela Escola Estadual Amélia Duarte, onde fomos convidados a apresentar para uma turma da EJA - Educação para Jovens e Adultos. Em São Paulo, Circo en La Casa já passou por algumas regiões - Avenida Paulista - principal palco dos artistas de rua, Pq. Pignatari em Santo André juntamente com outros artistas; apresentamos também no CCJ - Centro Cultural da Juventude - a convite do espaço, em comemoração ao dia das crianças; Escola Estadual Dirce Pastore (Z/N), para as turmas de educação infantil e também Colégio Tema Novo (Z/N), em parceria com os nossos queridos amigos de estrada Das Dores Circo Teatro.
Em 2019, levamos o nosso circo para Piranguinho/MG, expandindo horizontes e concretizando nossa primeira experiência interestadual. Seguindo o curso, entramos na programação oficial do XIX Festival de Inverno de Paranapiacaba (SP) e de locais expressivos para o movimento cultural e artístico paulistano, como o Tendal da Lapa e o Piccolo Teatro.
Ainda nesse ano, realizamos um sonho: fazer um trabalho voluntário nos Hospitais. Encontramos o grupo "Doutores Atrapalhadores", orientado pelo grande palhaço Dotor Tinho (Wilson Tonioli), que mantém o grupo voluntário desde 2010. A partir da formação requerida pelo grupo, passamos a atuar no Hospital das Clínicas em São Paulo como Doutor Pacha e Doutora Titchenitza.
Em 2020, Pacha e Titchenitza também tiveram que se reinventar, como todes os artistas da cena, tendo os trabalhos pausados por conta da Pandemia Mundial. Para manter a chama da criação acesa, uma nova forma de apresentação surgiu: Pacha e Titche Show - uma Web Série no Canal criado no Youtube. Além dos episódios, houveram nesse ano também, apresentações online para escolas, a participação especial da dupla em aulas interativas via zoom e lives! Foi um ano que provou que tudo é possível!!!
Além, é claro, das festas particulares, onde já fizemos o espetáculo para crianças de 6 anos, mas também de 50 anos!!! Amamos as festas!!!
Um espaço que foi/é muito importante para nós (e nesse caso, não só para nós, mas para a classe palhacística de modo geral) é o Encontro de Estudos da Palhaçaria (EEP), localizado no Centro de memória do circo na Galeria Olido, bem no centro de sampa. Um espaço necessário e aberto para todos, onde se reúnem artistas, estudantes, pesquisadores e apreciadores da arte da Palhaçaria para estudar, trocar e vivenciar o universo do palhaço. Lá, desenvolvemos muito nosso olhar e nossa perspectiva artística, além do acolhimento e união tanto dos organizadores do encontro quanto dos participantes. É puro deleite!!!
Pelo desejo de construir e consolidar um trabalho de palhaço na e para a rua, Pacha e Titchetnitza se tornou não só um trabalho artístico, mas uma forma de vida, de sustento para alimentar a barriga e a alma. Com isso, uma ideologia forte de resistência e permanência surgiu e com ela, novos desejos que vão além do fazer - a vontade de compartilhar. Queremos cada vez mais estar junto de outros artistas, expandir não só o nosso trabalho, mas agregar e contribuir com os que já estão na estrada, fortalecendo o movimento!
Desenvolvemos nosso trabalho na rua por escolha, por querer contribuir através de uma Arte Popular, e tentar modificar um pouquinho o nosso arredor com riso, afeto, esperança... porque acreditamos que a verdadeira revolução acontecerá através do amor! A rua foi e é uma escola e nos ensina a ser melhores artistas, mas, sobretudo, melhores seres humanos e o valor disso é impagável. Temos a melhor profissão do mundo: ela própria se torna um ato político, que une pessoas diferentes para rirem juntas, que transforma o espaço urbano em poesia, que transforma em leveza o estresse, que transforma a vida em festa!!!
VIVA xs palhaçxs do mundo todo!!! Viva!!! Viva!!!
![]() |
---|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |